quinta-feira, 5 de abril de 2012

HISTÓRICO DA ASSOCIAÇÃO BERÇO DO MARABAIXO 

Criada em 19 de julho de 1987, tendo como Presidente a Senhora Marilda Costa, como Vice Presidente o Senhor Valdeci Nogueira da Costa, a Associação Berço do Marabaixo das Tradições Amapaense constituísse por um quadro de associados que procuram desenvolver um trabalho de preservação de suas tradições, assim como o Marabaixo.

A referência patronal da senhora Gertrudes Saturnino deu início ao Marabaixo da favela, apesar de ter sofrido preconceito por ser mulher e negra, esteve sempre firme na luta pela preservação de nosso patrimônio cultural.


ACBTA, durante seus 21 anos de atuação passou por duas reformulações e duas atualizações organizacionais e estatutárias visando dinamizar suas atividades 
  e ações para haver um fortalecimento da cultura do Marabaixo para melhor acompanhar a modernidade dos tempos.

As festividades do Ciclo do Marabaixo cultuam a Santíssima Trindade dos Inocentes, devido á promessa que Dona Gertrudes fez durante um período de fragilidade de sua saúde, seu pedido foi atendido, e desde suas bençãos alcançadas, não deixou de participar do Ciclo do Marabaixo da Favela, procurando manter preservar a tradição secular do Estado, herdada de seus ancestrais.

A Associação Cultural, procura mostrar a sociedade o Marabaixo tradicional cantando e dançando livremente através de gestos e movimentos que lembram aspectos africanos, expressando toda a energia e a alegria contagiante do povo amapaense.

As músicas cantadas sao composições próprias dos membros da Associação, retratando a temática da realidade histórica e social vivenciada pela população afro-descendente.( Texto Marilda Costa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário